Psicólogo formado em 2006 pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Durante os meus primeiros anos no Departamento de Psicologia Aplicada da UFRJ a minha prática tinha como referência teórica a psicanálise de Winnicott, ao mesmo tempo que fazia iniciação científica em Teoria Psicanalítica na Universidade.
Pouco antes de me mudar para Berlim, entrei em contato com as práticas de mindfulness, as quais continuo investigando e também usando no meu trabalho.
Trabalho desde 2014 com aconselhamento psicossocial de adolescentes e famílias na escola européia de Berlim e estou fazendo uma especialização em terapia sistêmica no Systemisches Institut für Achtsamkeit (SIA, Berlin).
Já referi em diversas instituições sobre o tema "identidades lgbtqia+ na educação", bem como meu trabalho nesse tema me rendeu o primeiro lugar no concurso fair@school da Agência Federal Anti-Discriminação da Alemanha, em 2017.
Além disso, minhas incursões nas artes (música, performance e dramaturgia) me dão uma sensibilidade e escuta diferenciadas.
Minha prática é baseada no discurso - apesar de também incluir linguagem corporal, sentimentos e sensações - e tento ser curioso sobre o que te levou até onde você está agora e o que já tentou para resolver seu conflito. A clínica é como uma caixa de ressonância empática para chegar a melhores perguntas e conversas sobre si mesma/o/e.
Na psicanálise de Winnicott, a criatividade é vista como uma baliza de saúde mental, e sua diferenciação é o conceito mais flexível da prática psicanalítica. A abordagem sistêmica enfatiza que os clientes são especialistas em si mesmos e explora potenciais e recursos (às vezes de maneiras não convencionais). A mindfulness concentra a atenção no momento presente.
Minha prática é principalmente uma mistura dessas técnicas, mas, com o tempo, também integrei outras influências, como a terapia dos esquemas, a comunicação não-violenta e a abordagem psicossocial do aconselhamento.
O fato de eu ter me envolvido algumas vezes com artes (especialmente performance, música e dramaturgia) também me dá uma perspectiva diferenciada.
Podcasts (também no Spotify)
PodNagringa
Falando sobre serviço social e psicologia em Berlim.
Psicast Vibe
O foco dessa vez foi principalmente uma comparação entre psicologia escolar em Berlim (sistema público) e no estado do Rio (sistema privado).
© Urheberrecht. Alle Rechte vorbehalten.
Wir benötigen Ihre Zustimmung zum Laden der Übersetzungen
Wir nutzen einen Drittanbieter-Service, um den Inhalt der Website zu übersetzen, der möglicherweise Daten über Ihre Aktivitäten sammelt. Bitte überprüfen Sie die Details in der Datenschutzerklärung und akzeptieren Sie den Dienst, um die Übersetzungen zu sehen.